PROPRIEDADE INTELECTUAL
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) define Propriedade Intelectual como a soma dos direitos relativos à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico. Estes direitos resultam sempre numa espécie qualquer de exclusividade de reprodução ou emprego de um produto ou serviço.
A Propriedade Intelectual está dividida em três categorias principais:
Fonte: Jungmann (2010, p.24).
“O direito autoral tem foco em interesses de caráter subjetivo, pois decorre basicamente da autoria de obras intelectuais no campo literário, científico e artístico, de que são exemplos: desenhos, pinturas, esculturas, livros, conferências, artigos científicos, músicas, filmes, fotografias, software, entre outros, sendo regulamentado pela Lei nº 9.610/98. O direito autoral envolve um conjunto de direitos morais e patrimoniais do criador da obra literária, artística, científica e refere-se a todas as criações que não possuem requisitos de novidade absoluta e aplicação industrial” (Jungmmann, 2010, p.21).
“A propriedade industrial tem o seu foco de interesse voltado para a atividade empresarial. Tem por objetivo patente de invenção e de modelo de utilidade, marca, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão a concorrência desleal, sendo regulamentada pela Lei n° 9.279/96. A propriedade industrial engloba um conjunto de direitos e obrigações relacionados a bens intelectuais, objeto de atividade industrial de empresas ou indivíduos. Assegura a seu proprietário (titular do direito) a exclusividade de fabricação, comercialização, importação, uso, venda e cessão” (Jungmann, 2010, p. 22).
A proteção sui generis engloba tudo aquilo que não foi previamente determinado por lei como sendo direito autoral ou propriedade industrial. “Envolve a topografia de circuito integrado, a cultivar, bem como os conhecimentos tradicionais e o acesso ao patrimônio genético, sendo cada tipo de proteção regulamentada por legislação própria” (Jungmann, 2010, p.22).
UEM sedia evento sobre planos para desenvolvimento regional do agro
Encontro da regional noroeste para a conferênia da ANPROTEC foi organizado com apoio do NIT/UEM
Palestra voltada para interessados em participar do PIBITI é tema de entrevista na rádio UEM/FM
NIT/UEM promove palestra sobre "Projetos de desenvolvimento tecnológica e inovação"
Inscrições para o PIBITI 2025/2026 seguem até o dia 30 de maio
Seleção de bolsistas regionais de inovação para o projeto "Paraná 2040"