Meu orientador submeteu nosso projeto para participar do processo de seleção. O que preciso saber?
1. Quais são as etapas do processo de seleção?
a) Primeiramente o projeto será avaliado pelo Departamento quanto à vinculação ao projeto institucional do orientador ou projeto de Mestrado/Doutorado; clareza da proposição do problema; justificativas e objetivos; caráter de desenvolvimento tecnológico e de inovação; viabilidade de sua execução no período de 12 meses e perfil e desempenho acadêmico do candidato a bolsista;
b) Em seguida, a Divisão de Propriedade Intelectual realiza uma pré-análise no que tange aos requisitos exigidos para o projeto, o orientador e o bolsista, sempre de acordo com o Regulamento e Edital;
c) O resultado da pré-análise é apresentado para deliberação dos membros do Comitê Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIBITI) para, após a avaliação do projeto e a contagem da pontuação dos orientadores, deliberarem quanto à distribuição de bolsas;
d) Será divulgado o resultado preliminar e após a análise de eventuais recursos, é publicado o edital com resultado final.
2. Como sei se meu projeto foi aprovado?
A divulgação do resultado preliminar do processo de seleção será por meio de Edital publicado nos sites da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), conforme prazos estabelecidos no Edital do Processo de Seleção. O resultado final do processo de seleção ficará condicionado à aprovação pelo Comitê Externo do CNPq e pela concessão da quota de bolsas do CNPq e FA à Instituição, e posteriormente será divulgado nos mesmos meios do resultado preliminar.
3. Meu projeto foi aprovado pelo departamento do meu orientador e pelo CIBITI, mas eu não ganhei bolsa. Por quê?
O fato de o projeto ter sido aprovado pelo departamento e pelo CIBITI não significa que o aluno será contemplado com a bolsa. A aprovação significa que o projeto está apto a receber uma bolsa. Como normalmente a demanda por bolsas é maior do que a oferta, nem todos os candidatos receberão. Assim, caso seja de interesse do orientador e do aluno, aqueles que não foram contemplados com a bolsa, mas tiveram o projeto aprovado, poderão desenvolver o projeto sem o benefício financeiro, como PIC.
4. Fui contemplado com uma bolsa. Posso recebê-la em qualquer banco?
Não. Atualmente as bolsas são pagas somente pelo Banco do Brasil. A conta deve ser:
5. O que devo fazer para que minha bolsa seja efetivamente implementada?
Se você foi contemplado com a bolsa terá que ficar atento à caixa de entrada de seu e-mail, e também à caixa de SPAM.
As informações serão enviadas no endereço de e-mail que você cadastrou no SGP (utillize o e-mail institucional "@uem.br"), para que você efetue o aceite do termo de compromisso no SGP, o mais rápido possível, informando também seus dados bancários quando for solicitado.
Caso a sua bolsa seja do CNPq, é necessário efetuar o aceite do termo de compromisso e informar os dados bancários duas vezes, sendo uma no SGP e a outra no site do CNPq. O CNPq fará contato contigo por meio do endereço de e-mail que você possui cadastrado na Plataforma Lattes.
6. Posso acumular os pagamentos das bolsas? Por quanto tempo?
Isso não é possível. Não serão pagas bolsas acumuladas.
7. A bolsa poderá ser renovada?
Não. Caso deseje ser bolsista no ano seguinte, você deverá participar novamente do processo de seleção.
8. O aluno que já recebe bolsa PIIBITI poderá concorrer a novas bolsas no PIBITI no próximo edital de seleção?
Sim, porém é obrigatória sua inscrição no novo processo de seleção.
9. Qual é o valor da bolsa?
Independente da fonte pagadora, atualmente o valor da bolsa é R$ 700,00.
10. Qual o prazo para recebimento da bolsa?
O pagamento das bolsas é feito até o 10º dia útil do mês seguinte ao de referência. Por exemplo: se seu primeiro mês de participação no projeto foi setembro, receberá a primeira bolsa (referente ao desenvolvimento do projeto no mês de setembro) até o 10º dia útil de outubro.
11. Posso acumular bolsa do PIBITI e monitoria?
Não, porém em caso de monitoria voluntária o ideal seria conversar com seu orientador sobre essa possibilidade.
12. Como será controlada minha presença no PIBITI?
O controle de presença e carga horária é de responsabilidade do orientador.
13. Se eu não participar durante todo o período de vigência do PIBITI, terei direito ao certificado? Terei que apresentar o trabalho no EAITI?
Você terá direito ao certificado do período em que atuou no projeto. Alunos que foram substituídos não apresentarão os resultados do projeto no EAITI. Esta responsabilidade será do bolsista que terminar o projeto.
14. Onde acompanho o calendário de atividades?
Os prazos para apresentação de relatórios estão definidos no Regulamento do Programa. A apresentação dos resultados do projeto no EAITI ocorre geralmente no mês de novembro, após o término do projeto. Recomenda-se acessar o site do Núcleo de Inovação Tecnológica com frequência, bem como conversar com seu orientador.
15. Há um modelo para elaboração do relatório semestral, parcial e final?
Sim, o modelo (com orientações para elaboração) está disponível na página http://www.nit.uem.br/index.php/formulariospibiti.
16. Como faço para ter um comprovante que sou bolsista?
Você mesmo pode emitir uma declaração de participação por meio do SGP. Clique aqui mais informações.
17. Como solicito certificado de participação no PIBITI?
Os certificados são emitidos ao término do programa, após o orientador anexar no SGP o comprovante de apresentação no EAITI.
18. Posso interromper meu PIBITI durante a vigência de bolsa?
Sim. Caso isso ocorra, seu orientador deve cancelar sua participação e providenciar a substituição até o quinto dia útil para surtir efeito no mesmo mês. Essas substituições só poderão ocorrer até dois meses antes do término do projeto, e você terá de elaborar o relatório parcial das atividades realizadas no período em que participou do programa.
19. Caso eu saia para intercâmbio internacional, poderei manter a bolsa?
Não. Caso isso ocorra, seu orientador deve cancelar sua participação e providenciar a substituição até o quinto dia útil para surtir efeito no mesmo mês. Essas substituições só poderão ocorrer até dois meses antes do término do projeto, e você terá de elaborar o relatório parcial das atividades realizadas no período em que participou do programa.
20. Existe alguma premiação que posso com concorrer com meu trabalho?
Durante o EAITI acontece a entrega do Prêmio de Menção Honrosa aos melhores trabalhos apresentados no evento. Além disso, anualmente o CNPq promove o “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica” para os melhores trabalhos contemplados com bolsa do CNPq. Fique atento às chamadas e ao seu e-mail, pois outras informações podem ser enviadas.
21. Posso apresentar o resultado final do meu PIBITI em qualquer evento para fins de conclusão do projeto?
Não. Somente será aceita a apresentação no EAITI (Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação), o qual acontece todo ano em uma IES diferente do Paraná.
22. Quando ocorre o EAITI?
Geralmente no mês de novembro. Acesse o site do Núcleo de Inovação Tecnológica com frequência e fique atento aos seus e-mails.
23. Quem participa do EAITI?
Qualquer pessoa pode participar, porém a participação é obrigatória para bolsistas PIBITI para fins de apresentação do resultado final do projeto.
24. Não poderei participar do EAITI. O que devo fazer?
A participação no evento é obrigatória, estando dispensados somente os alunos que estiverem participando de programas de mobilidade estudantil no exterior, sendo que neste caso a apresentação deverá acontecer no evento seguinte ao do seu retorno. A não apresentação dos resultados no EAITI pelo aluno acarreta inadimplência para ele e para seu orientador. Tais inadimplências impedirão ao aluno e ao seu orientador de participarem de outros processos de seleção de iniciação científica ou tecnológica e as bolsas recebidas deverão ser restituídas.
25. Quando o EAITI não for realizado na UEM, a Instituição dará algum tipo de apoio?
Caso haja recurso disponível, a UEM bancará o transporte até a cidade de realização do evento, ficando a cargo do bolsista somente a hospedagem e a alimentação.
26. Como solicito certificado de apresentação no EAITI?
A emissão do certificado de apresentação é de responsabilidade da IES que estiver organizando o evento no ano que você apresentar. Consulte o site do evento ou algum membro da comissão organizadora.
27. Como solicito certificado das horas que cumpri no EAITI assistindo palestras e as apresentações nas salas?
A emissão do certificado de participação é de responsabilidade da IES que estiver organizando o evento no ano que você apresentar. Consulte o site do evento ou algum membro da comissão organizadora.
28. Fui substituído durante a vigência do PIBITI. Quem deve se inscrever e se apresentar no EAITI?
O aluno que terminar como bolsista no projeto
29. Como se inscrever para o EAITI?
A cada ano uma IES do Paraná é responsável pela realização do evento. As informações estarão disponíveis no site do evento, bem como poderão ser enviadas por e-mail.
30. Quais são os tipos de apresentação durante o EAITI?
São feitas apresentações na forma oral. Porém pode haver mudanças as quais serão comunicadas oportunamente.
31. Qual é a duração da apresentação?
Normalmente 15 minutos para cada bolsista (10 minutos para apresentação e 5 para perguntas e comentários). O tempo exato poderá variar e será determinado pelo coordenador de cada sessão. Porém pode haver mudanças as quais serão comunicadas oportunamente.
32. O resumo para os anais deve ter quantas páginas? Qual é o formato do resumo?
Essas questões serão definidas pela Comissão Organizadora do evento.
Inovaweek 2024: NIT/UEM promove palestras, capacitação e visita técnica
NIT/UEM lidera cerimônia de apresentação de resultados de inovação
NIT/UEM sedia a 93ª reunião ordinária do CPPG com foco em ciência e inovação
Confira o resultado final e a lista de suplentes do Conectinova powered by InovAtiva!
Conectinova powered by InovAtiva: resultado preliminar foi divulgado dia 02 de outubro.
Bolsistas do PIBITI participarão da 14ª Edição do EAITI
NIT/UEM participa do lançamento da segunda edição do EmpreendAgro